segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Curso divulgado no BOM DIA ajuda a abandonar o vício do cigarro





                                                     
Agência BOM DIA
Funcionária de uma loja no Centro, Fabiana Domingos, 30 anos, fumou desde os quinze e, há dois anos, está totalmente longe do cigarro. Ela, que consumia em média um maço com vinte unidades a cada dois dias, abandonou o consumo após frequentar um curso de cinco dias promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
"A minha filha Isabela, hoje com cinco anos, tem rinite alérgica e sofria ainda mais por causa do convívio forçado com a fumaça", explica. A ideia de frequentar o curso surgiu após o marido, Adriano, ler a notícia sobre uma destas ações divulgada pelo BOM DIA, em 2009, e incentivá-la a procurar ajuda para largar o vício. "Já havia tentado antes, sem sucesso. E como queria muito parar, resolvi seguir este caminho", conta.
Ela não poupa elogios ao curso. "Não é fácil largar, mas o curso é excepcional e funciona mesmo. Basta que a pessoa tenha um pouco de força de vontade e se conscientize que é preciso cuidar melhor da própria saúde", defende. Ela nunca mais sentiu falta do cigarro e lamenta que no passado tenha faltado uma política mais firme contra o tabagismo. "Nem lembro ao certo a razão de ter começado a fumar e o que me atraia no cigarro. Acho que é um pouco influência da publicidade e do grupo social que frequentamos", analisa.
Fabiana aprova a sistemática do curso. "Os vídeos, as palestras dos profissionais e os depoimentos de ex-fumantes nos motivam", conta. O suporte posterior também é enaltecido por ela. "Tem voluntários que nos ligam no meio do dia e perguntam como está a batalha contra o cigarro, e nos dão força para superar o desafio", diz.
Psicoterapia e equipe multidisplinar de médicos, psicólogos e voluntários são a base da ação. O curso "Como deixar de fumar" é grátis, organizado há 18 anos, em mais de uma edição anual. São cerca de 150 alunos por curso, em um total de 720 horas, no período noturno. No ato da inscrição, é agendada uma avaliação gratuita pelos médicos da equipe. Por isso as inscrições serão aceitas apenas até o dia 12 de agosto.
A professora Cilma Herrera, não fumante e voluntária do projeto há quinze anos, diz que o objetivo da Igreja Adventista é promover uma ação ampla e irrestrita, aberta a toda a comunidade e indepedente de conviçções religiosas, tendo como meta a promoção da vida e hábitos saudáveis. O curso, segundo ela, é bastante dinâmico e inclui palestras de médicos, psicólogos, dentistas e ex-fumantes, que contam suas experiências pessoais e como fizeram para abandonar o vício. Durante a avaliação prévia é decidido em comum acordo a fórmula que será utilizada para superação do hábito. Além da psicologia e da motivação pessoal, alguns precisam usar drogas de suporte, como adesivos de nicotina, ansiolíticos ou fazerem bochechos com medicamentos específicos.
Cilma faz questão de ressaltar que o curso não serve para arrebanhar novos fiéis ou fazer pregações da doutrina ou dogmas da Igreja Adventista. "A fé de cada um é trabalhada como um suporte a mais para se superar o vício do cigarro, que é o principal objetivo da ação", conta.
Pare de fumar
Onde se inscrever: avenida José Henrique Ferraz 3-15
Quando: as inscrições serão recebidas até 12 de agosto, das 10 às 22 horas. Já o curso será realizado de 15 a 18 de agosto, das 19 às 21h30, no mesmo local
Quanto: curso é grátis
Mais informações: (14) 3021-0034

Nenhum comentário:

Reavivamento da Mordomia Cristã com o Pr. Gilmar e Batismos

Link oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia