sexta-feira, 11 de abril de 2014

Guiados pelo Espírito

TEMPO DE REFLETIR – 11 de abril de 2014
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Romanos 8:14.
As coisas extravagantes que se fazem em nome do Espírito Santo e a confusão de línguas estranhas que se fala em Seu nome nos fazem pensar que o Espírito Santo de Deus é algo místico, excêntrico e do qual até temos medo. E, assim, muitos se afastam dEle.
Entretanto, a Bíblia dá muita atenção ao Santo Espírito. Suas primeiras palavras inspiradas mencionam o Espírito relacionado com Deus: “O Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Gênesis 1:2. Vemos depois o Espírito sendo derramado sobre os que teriam a responsabilidade do templo, mais tarde sobre Jesus no Seu batismo e finalmente no Pentecoste habilitando os 120 para a tarefa de propagação das Boas Novas. Aliás, alguém denominou o livro Atos dos Apóstolos de “Os Atos do Espírito Santo”. Ele é o Deus Espírito Santo, trabalhando junto com o Deus Pai e o Deus Filho. Eles estavam sempre juntos e ainda estão.
O Espírito Santo é inseparável também das Escrituras Sagradas.  Alguém disse que o “Santo Espírito está em todo o tempo na Palavra, com ela e por ela”. Não podemos desassociá-Lo do Livro. É ele quem nos diz que a Bíblia é a verdade.
O Espírito de Deus é santo, assim como o Pai e o Filho. Por que nos esquecemos disto e continuamos pecando? Pecamos sempre que perdemos de vista a presença santa do Espírito em nós e então nos afastamos de Cristo. Somos o templo do Espírito, e, portanto, livres do pecado e não mais livres para pecar! Quão maravilhoso é Ele!
É o Espírito Santo que guardará retos os nossos corações. Em Romanos 8 somos advertidos a lutar contra a mente carnal. Só a busca do Espírito Santo nos livra de andarmos segundo a carne, pois só “os que se inclinam para o Espírito” cogitam “das coisas do Espírito”.  “Se habita em vós o Espírito dAquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, por meio do Seu Espírito que em vós habita.” Quão maravilhosa é a obra do Espírito de Deus em nós! Como podemos esquecer-nos dEle? É por meio do Espírito que devemos mortificar nossos corpos, pois é só quando guiados por Ele que nos tornamos filhos de Deus.
Mas podemos entristecer o Espírito Santo e afugentá-lo sempre que nos afastamos do Livro Sagrado e nos tornamos orgulhosos e egoístas quanto ao nosso dinheiro, ao sexo que praticamos e ao nosso relacionamento de uns com outros.
Por que entristecer o maravilhoso Espírito? Ele anela habitar em nós e tornar-nos limpos. Quão maravilhoso é! Provemo-Lo.

Nenhum comentário:

Reavivamento da Mordomia Cristã com o Pr. Gilmar e Batismos

Link oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia