quinta-feira, 19 de abril de 2012

Casa à prova de alergias: confira dicas práticas e evite crises respiratórias


Você acorda espirrando e com o nariz entupido? A culpa pode estar sob você. De acordo com a alergista Solange Rodrigues Valle, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Rio de Janeiro (ASBAI-RJ), os colchões são grandes causadores de alergias respiratórias, já que concentram mais de dois milhões de ácaros vivos. “O uso de capas antiácaro no colchão e nos travesseiros pode ajudar a prevenir crises. Fabricadas em tecido 100% algodão e membrana de PVC, elas bloqueiam a passagem de ácaros e de seus dejetos”, explica a médica. Conheça outras medidas para livrar a casa de alergias respiratórias:
Livros
De acordo com o clínico Luis Fernando Correia, da emergência do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, “livros são locais propícios para o acúmulo de ácaros e fungos e podem desencadear crises alérgicas”. Eles merecem atenção especial já que não podem ser limpos com pano úmido, estratégia que diminui a dispersão e inalação de pó. Para a alergista Solange Rodrigues, “livros devem ficar guardados em estantes com portas. Se não for possível, coloque-os em caixas bem fechadas”.
Piso
Para a alergista Solange Rodrigues Valle, “o piso frio, em cerâmica ou porcelanato, é o mais indicado para a casa do alérgico, já que permitem limpeza constante com pano úmido”. Se o seu piso é de madeira e você não pretende trocar, a alergista Izilda Bacil, do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro, recomenda cuidado ao passar cera. “O ideal é que o alérgico não esteja em casa quando esse tipo de produto for utilizado, já que seu cheiro forte pode provocar uma crise alérgica”, recomenda a médica.
Tapetes e cortinas
Casa de alérgico não deve ter cortina de tecido. “Dê preferência às persianas verticais impermeáveis, que são fáceis de limpar e evitam o acúmulo de poeira”, explica a alergista Izilda Bacil. Você não abre mão da cortina de voil e do tapete na sala de estar? Contratar uma empresa especializada para impermeabilizá-los pode ser a solução. “Quando tratadas com impermeabilizantes, essas peças deixam de se tornar o ambiente ideal para o acúmulo de poeira, ácaros e o desenvolvimento de mofo”, explica o clínico geral Luis Fernando Correia.
Roupas
Está programando tirar aqueles casacos de inverno do fundo da gaveta? Então preste atenção nas recomendações da alergista Solange Rodrigues Valle: “Fundos de gaveta e armários são locais ideais para a proliferação de ácaros, já que a luminosidade é baixa e o ambiente costuma ser quente e úmido. Antes de usar roupas que estavam guardadas é preciso lavar as peças e deixá-las ao sol, combatendo os principais causadores de alergias respiratórias”.
Banheiro
Seu banheiro tem manchas escuras? Livre-se delas, já! “Além de desencadear crises de alergia respiratória, os fungos servem de alimento para os ácaros. Manter o local arejado e controlar possíveis vazamentos de água no local são boas medidas preventivas, mas se a parede do banheiro já estiver com manchas escuras ou estufadas pode ser necessário o uso de fórmulas antifúngicas, como os produtos à base de ácido fênico”, orienta a alergista Solange Rodrigues Valle.
Aspirador de pó ou vassoura?
De acordo com o clínico Luis Fernando Correia, a casa não deve ser limpa com vassoura, mesmo que o alérgico não esteja presente no momento. “As vassouras levantam partículas de poeira, ácaro e mofo, dispersando-as no ar. O ideal é passar pano umedecido com água no piso e nos móveis, o que evita a dispersão do pó, além de aspiradores. Os aparelhos mais modernos possuem com os chamados filtros Hepa, que ajudam a reter o material coletado dentro do aparelho, evitando que seja inalado posteriormente”, explica o médico.
Limpeza da casa
Luis Fernando não recomenda o uso de produtos químicos para a limpeza da casa dos alérgicos. “Dê preferência ao uso de água e sabão neutro, evitando detergentes e limpadores com cheiros fortes, que podem desencadear uma crise alérgica”, recomenda o clínico. Para facilitar a limpeza e reduzir o acúmulo de poeira, ele recomenda camas que não tenham cabeceira (prefira modelos do estilo box), que devem ficar alguns centímetros afastadas da parede. O médico explica “que os purificadores de ar são capazes de absorver a umidade e aspirar partículas em suspensão, mas a maioria dos produtos não purifica o ar de armários e closets, ambientes propícios para a proliferação de ácaros”. Segundo Izilda Bacil, “o ar condicionado não provoca problemas se estiver limpo. Para evitar crises alérgicas, retire e lave o filtro uma vez por semana”.

Nenhum comentário:

Reavivamento da Mordomia Cristã com o Pr. Gilmar e Batismos

Link oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia