terça-feira, 20 de agosto de 2013

10 dicas para se exercitar na gravidez

A gravidez é um momento único na vida de toda mulher. Único e desafiador, pois acontecem muitas mudanças emocionais e corporais que exigem atenção e ,muitas vezes, compreensão.

Uma das mudanças que mais mexem com a mente feminina durante a gravidez é o ganho de peso e a mudança da forma corporal: os quadris se alargam, pois a natureza, em sua sabedoria, está preparando o corpo para o momento do parto. O rosto também fica mais redondinho, os seios aumentam e tudo isso se torna motivo de muita apreensão. Diante disso tudo, não poucas mulheres resolvem começar a se exercitar durante a gravidez para não engordar tanto, ter mais saúde e disposição e poder recuperar a forma rapidamente depois do parto.

Para ajudar as futuras mamães a se exercitarem com segurança, enumeramos abaixo algumas dicas simples:
  1. Consulte seu médico – a princípio, toda pessoa que deseja iniciar uma atividade física deve passar por uma avaliação médica, porém no caso das mulheres grávidas, é uma exigência absolutamente indispensável.
  2. Comece devagar – após o sinal verde de seu obstetra, comece devagar, com caminhadas leves e de curta duração, principalmente se você sempre foi sedentária.
  3. Prefira os aeróbicos de baixo impacto – durante a gestação, esses são os exercícios mais aconselhados: ioga, caminhadas, hidroginástica, pois aumentam a capacidade cardiorrespiratória e muscular. Musculação é permitida, desde que os exercícios se foquem menos na carga e mais nas repetições.
  4. Coma antes de se exercitar – isso é válido para todos, mas muito mais para as grávidas que se cansam com mais facilidade e, em razão de seu estado, têm maior gasto calórico e nutricional.
  5. Hidratação é fundamental – beber muita água antes, durante e depois do treino é essencial para a futura mamãe não correr o risco de se desidratar.
  6. Use roupas leves – tecidos macios e folgados ajudarão você a se exercitar com todo o conforto possível.
  7. Tenha uma companhia – procure sempre se exercitar com um acompanhante, pois caso você venha a se sentir mal durante a atividade, irá precisar de ajuda. Prevenir é melhor que remediar.
  8. Respire – muitas pessoas respiram incorretamente ou até mesmo prendem a respiração quando fazem exercícios. Procure sempre observar sua respiração durante os exercícios, de modo a sempre garantir uma boa oxigenação para você e para o bebê.
  9. Crie o hábito – procure fazer os exercícios pelo menos 3 vezes por semana, enquanto você sentir-se bem. Se o cansaço aumenta ou se o exercício provoca alguma dor ou desconforto, é hora de parar.
  10. Observe os horários e locais – procure sempre fazer suas atividades em horários em que o clima é mais ameno. Se o exercício escolhido for a caminhada, procure praticá-la em locais de pouco movimento e trânsito.

Fonte: Maria Rogado.

Nenhum comentário:

Reavivamento da Mordomia Cristã com o Pr. Gilmar e Batismos

Link oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia