sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Homenagem a Lutero em uma praça de Roma, a pedido da Igreja Adventista


Uma praça inaugurada em Roma recebeu o nome do teólogo alemão que foi excomungado no século 16 por desafiar a Igreja Católica com suas 95 teses sobre justificação pela fé. A praça Martinho Lutero, um marco da Reforma Protestante numa região central para o catolicismo, fica no parque Colle Oppio, próximo ao Coliseu. Aguardada pela pequena comunidade protestante de Roma, a cerimônia inaugural, realizada no dia 16 de setembro, contou com a presença de Susanne Wasum-Rainer, embaixadora da Alemanha na Itália; Annette Schavan, embaixadora da Alemanha junto à Santa Sé; uma delegação parlamentar de Berlim; Jutta Fischer, prefeito de Eisleben, cidade natal de Lutero; e Ignazio Marino, prefeito de Roma.

A Igreja Adventista foi uma das denominações que contribuíram para esse reconhecimento. Em junho de 2009, depois de constatar que nenhuma rua ou praça da capital italiana tinha sido dedicada a Martinho Lutero, um grupo de membros da igreja protocolou um pedido junto à Comissão de Toponímia de Roma, órgão responsável pela nomeação de lugares, reivindicando que fosse feita uma homenagem ao reformador alemão. Líderes de diversas denominações, incluindo luteranos, batistas e metodistas, também lutaram para que isso acontecesse. A aprovação finalmente veio em agosto deste ano. Na ocasião, representantes do Vaticano também se manifestaram favoráveis ao projeto.

Dora Bognandi, diretora associada do departamento de Liberdade Religiosa da igreja na Itália, considerou que a homenagem histórica feita a Lutero no principal reduto do catolicismo representa “um momento importante para o mundo protestante”.

Para Ignazio Marino, prefeito de Roma, “esse gesto significa que Roma tem de respeitar todas as religiões e fé”. “Einstein disse que é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito. E aqui nós quebramos alguns preconceitos”, afirmou ele durante a inauguração.

Cerca de 98 por cento dos 60 milhões de habitantes da Itália são católicos. A Igreja Adventista no país conta com aproximadamente 9.500 membros que congregam em 111 igrejas, segundo dados do Departamento de Arquivos, Estatística e Investigação da Associação Geral.

Revista Adventista / Com informações da Adventist Review

Nenhum comentário:

Reavivamento da Mordomia Cristã com o Pr. Gilmar e Batismos

Link oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia